'Oi amor, já estou em casa' | Blog do Joanir -->

'Oi amor, já estou em casa'

quarta-feira, 4 de junho de 2014
Um dia normal. As coisas como devem ser: o Sol lá em cima, as árvores em pé, os pedreiros cantando as transeuntes, tudo "sertinho"... até que eu recebo este e-mail:

E-mail: "Oi amor, já estou em casa / Ligo depois / Bjs
E-mail recebido

Depois disso, o dia virou: o Sol se escondeu atrás de umas vinte nuvens, algumas árvores caíram e as transeuntes começaram a cantar os pedreiros, dizendo que "homem bom é homem trabalhador". Como que pode uma tal de Andreia Rocha me mandar um e-mail desse? Está em que casa, se eu estava na minha casa? Eu tenho outra casa? Por que ela não ligou ainda? Estou com o celular carregado, até pus crédito, coisa que não fazia desde o final do ano passado (já que ninguém liga pra mim, nem mim liga pra ninguém).
Depois que cessei os questionamentos, fui pesquisar no google o endereço andy@mailvert.com.br e descobri que ela - a Andreia - enviou a mesma mensagem pra outras centenas de pessoas. Ou seja, além de eu ter um "amor" que nem sabia, esse meu amor é infiel. Que vida tirana. Que ordinária.

Passado o momento de desilusão, bloqueei esse e-mail e recomendo que você, caso tenha recebido a mensagem, faça o mesmo.

Spam

Deixando a brincadeira de lado, esse tipo de e-mail, conhecido também como spam, pode vir com algum vírus, ou links para vírus que podem se instalar no seu computador e roubar seus dados. Alguns e-mails vêm sem link nenhum, nem mesmo arquivos anexados, o que pode dar a impressão de que eles são originais. No caso desta mensagem, provavelmente o objetivo do remetente era que eu respondesse, assim ele poderia pegar meu IP e  acabar rastreando e hackeando meu computador. Por isso, jamais responda a qualquer e-mail suspeito. Se você já o fez, faça uma varredura na máquina com o seu anti-vírus. Fique atento!

Gmail

Atualmente, meu provedor de e-mails é o gmail.com. Sou suspeito de dizer que ele é o melhor, mas dos provedores que já tive - hotmail, r7, e outros que nem lembro mais - o Gmail é o que mais me agradou. Além disso, ele tem um filtro bem eficaz para detectar spam. Em algumas mensagens, até aparece uma tarja vermelha alertando que aquele e-mail pode ser malicioso.
Spam
Tarjas amarelas e vermelhas do Gmail

 Então, fique sempre ligado e com anti-vírus atualizado (até rimou).
Hasta la próxima.