Feliz dia de Copa | Blog do Joanir -->

Feliz dia de Copa

quinta-feira, 12 de junho de 2014
Nesse dia tão romântico - para os outros - nosso Brasil foi campeão no futebol, findando o jogo em 3 a 1. Admito que não gosto de assistir ao futebol, nem mesmo de jogá-lo, tanto física, quanto virtualmente. Mas nas Copas, abro uma exceção, ainda que bem pequena, para gastar um pouco de vontade ao torcer para a seleção brasileira.
Mas não torço apenas para o Brasil. Estou torcendo também para a Argentina, Itália ou Portugal. Mas por quê? Bom, torço pra Argentina porque tengo una amiga argentina, além disso gosto do país, é um lugar que um dia pretendo conhecer de norte a sul, pois tem um ecossistema quase que completo - desde desertos até neve. Torço para Itália porque minha mãe gosta muito deste país. O sonho dela é um dia conhecê-lo e eu também tenho essa vontade. E, finalmente, torço também para Portugal, pois é um país que venho conhecendo ultimamente - mesmo que virtualmente - e gostando do que estou vendo.
Sobre a Copa, não tenho muito o que falar. Sei que houve vaia para a Dilma, algo que achei ridículo. Mesmo eu não gostando da gestão dela, acho estranho pessoas pagarem um dinheirão - sei que as entradas foram bastante caras - para vaiar a presidente, como forma de protesto por uma coisa que eles pagaram para entrar. A Copa já começou, não há mais nada que possa ser feito para que ela seja cancelada. Como já disseram, tudo que tinha para ser roubado já foi. Infelizmente, praticamente todo o lucro desses jogos vai para a Fifa, mas quem está ganhando muito são as cidades sedes e vizinhas, que estão empregando pessoas nesse período. Tirando os bobos voluntários, muita gente está faturando também.
É proibido protestar, então? Não, mas, agora, para isto, é inútil. Devemos nos preocupar com os próximos eventos que ocorrerão aqui, como os jogos olímpicos. Devemos ficar de olho no dinheiro que será investido e no retorno que ele trará. Temos tempo para isso.
Pra finalizar, desejo a todos uma feliz Copa. Que sejamos, de fato, brasileiros, e não só nesses períodos, mas no ano todo. Que tenhamos orgulho de viver nessa terra e que possamos torná-la cada vez melhor. E em tempo, feliz dia dos namorados.
Copa do Mundo 2014
Imagem: http://pixabay.com