Meu Facebook está mandando links com vírus - O que fazer? | Blog do Joanir -->

Meu Facebook está mandando links com vírus - O que fazer?

sábado, 23 de agosto de 2014
Se o seu Facebook está  mandando links com vírus o tempo todo para os seus contatos e você não sabe o que fazer, acompanhe as dicas deste post, que vão desde o benzimento da sua rede até a desinstalação de algumas coisas suspeitas da sua máquina. Vem que tem!!

Meu Facebook está mandando links com vírus - O que fazer?
Links maliciosos no Facebook

Principais causas

Devo esclarecer que seu Facebook não está com vírus. Sério! Ninguém se apossou dele, ou algo parecido. O que aconteceu, provavelmente, foi que você, ou algum parente, instalou um programa qualquer e não leu as etapas desta instalação. Deste modo, acabou instalando programas parasitas e extensões para o seu navegador. Outra hipótese é que você tenha clicado antes em alguns destes spam e acabou instalando algum aplicativo na sua conta, aplicativo este que fica enviando essas malditas mensagens.

O que fazer

A primeira coisa é levar pra benzer. Isso ajuda muito. Os seguintes passos também são importantes. Vamos conferir:

Extensões: Em 95% dos casos, elas são as vilãs causadoras destes links maliciosos. Extensões são complementos dos navegadores. São úteis quando são úteis. Mas, são chatas quando são chatas. Lógica pura. Para acessá-las, no Google Chrome, acesse o Painel de controle do navegador (aquela "escadinha" no canto superior direito),  vá em Mais ferramentas e selecione Extensões. Na janela que abrir, verifique as extensões instaladas e desabilite ou remova as que você não instalou ou achar suspeitas. (Nota: as extensões e programas usados para ilustrar esse tutorial não são maliciosos. Servem apenas de exemplo).
Configurações de Extensões do Google Chrome
Desativar ou remover Extensões
Nos outros navegadores, o processo é parecido. No Firefox, acesse o Painel de controle do navegador (aquela "escadinha" no canto superior direito), vá em Complementos e selecione Extensões. Já no Internet Explorer, acesse o Painel de controle do navegador (aquela "engrenagem" no canto superior direito), vá em Gerenciar Complementos e selecione Barra de Ferramentas e Extensões.

Aplicativos no Facebook: A causa pode estar também nos aplicativos que você instala no seu Facebook. Sabe aquelas pessoas que jogam e ficam mandando (involuntariamente) convites e recordes dos jogos?! Então, esses aplicativos maliciosos funcionam do  mesmo jeito. Para acessá-los, clique no Painel de controle do Facebook (aquela "flecha pra baixo" na parte superior direita da página, ao lado do cadeado), clique em  Configurações e selecione a aba lateral Aplicativos. Clique em Mostrar tudo para exibir todos os aplicativos. Se encontrar algum aplicativo estranho, você pode removê-lo, ou editá-lo, trocando sua visibilidade para "somente eu".
Configurações de aplicativos do Facebook
Desativar ou remover Aplicativos no Facebook

Programas no PC: Trata-se dos programas parasitas - aqueles que vêm sem ninguém pedir juntos com um programa. Na verdade, acabam sendo instalados porque o usuário - sim, você (ou seu parente) - não leem tudo o que está escrito na instalação do programa desejado. Geralmente vem um "instalar também..." e você acaba "aceitando". Por isso, é muito importante ler tudo, até os "termos de uso". Para verificar se o problema está aqui, acesse o Painel de controle do seu computador (você pode digitá-lo no Menu Iniciar) e selecione Programas e Recursos e/ou Desinstalar um programa (depende como seu painel está configurado). Na lista que aparecer, verifique se há algum programa suspeito e remova-o.
Painel de Controle do Windows - Desinstalar programas
Painel de Controle do Windows

Está com dúvidas?

Se você ainda está com dúvidas, solicite um atendimento virtual agora mesmo, clicando no link abaixo. Entraremos em contato com você e faremos todos os processos remotamente.
Clique aqui para solicitar uma ajuda

Conclusão

Se depois dessas dicas, sua conta do Facebook continuar a enviar esses links, envie seu computador para o benzimento, ou exclua sua conta - seus contatos agradecerão. Outra dica importante: fique sempre ligado ao que você instala, acessa ou aceita, tanto no Face, como em qualquer outro site.