A linha tênue da vida | Blog do Joanir -->

A linha tênue da vida

sexta-feira, 4 de julho de 2014
Estamos vivendo mal acostumados. Achamos que em certo ponto da vida teremos a opção de reiniciar o jogo. Mas esquecemos, ou não aprendemos, que a vida não é nem nunca será um jogo.
É obvio se pararmos para pensar, mas raramente pensamos sobre isso. Nem era minha vontade refletir, mas me ocorreu sem querer. Eu estava jogando Euro Truck Simulator 2 - um simulador de caminhão. Tinha chegado num lugar muito bonito,  mas eu sabia que se eu entrasse nele, eu estragaria meu caminhão. Então, salvei o jogo e depois entrei nesse lugar. De fato, o caminhão ficou todo estragado, mas eu pude arriscar a entrar naquele lugar proibido do jogo. Saciada a vontade, fui no menu e voltei ao ponto salvo anteriormente e segui viagem.
Crescemos jogando e vendo filmes e seriados e acabamos nos acostumando a voltar, a rever o filme, a reiniciar o jogo, a tentar várias vezes num mesmo ponto sem muito medo de perder. Pois é, isso se limita apenas à ficção. A vida é uma linha tênue. Ela não se curva, não forma círculos. Não há outras paralelas a ela. É apenas uma reta finita. Sim, há um fim e não estamos nos preparando para ele.
Tem o tempo também, algo relativamente traiçoeiro. Você tem vinte anos? Saiba que os próximos vinte parecerão dez. Os próximos quarenta parecerão quinze e você já estará com oitenta anos, quase no fim da linha. Nesta etapa, não terá ninguém te esperando, a não ser a morte, e com muita pressa. Mas o problema jamais estará na morte. Ela, paradoxalmente, faz parte da vida. O problema estará de fato na sua vida, caso você não a tenha vivido com vida.
Então, viva intensamente a cada dia. Não estou dizendo que você deve sair todo dia, frequentar baladas onde a maioria das pessoas têm o coração vazio. Não, estou dizendo que você deve aproveitar os momentos que você pode estar junto com os seus, ouvir o coração bater ao se aproximar da pessoa amada. Dizer que ama, sem medo de parecer cafona. Tentar deixar sua timidez de lado, pois ela jamais te deixará partir, seja pra onde for. Ouvir. Fazer acontecer. Enfim, Viver!
Imagem: http://arrebatado-serei.blogspot.com.br