A professora Francis | Blog do Joanir -->

A professora Francis

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Lembrei-me dela agora a pouco enquanto falava com a Dany Limão sobre matemáticas passadas e que não voltarão mais (ainda bem). A professora Francis foi uma das minhas melhores professoras.

Um "f" escrito a mão e ao lado um passarinho feito com esse "f"
Um passarinho

Tive aula com ela na sexta e sétima série. Eu gostava de matemática, tirava notas altas. Que tempinho bom que era. Estou lembrando enquanto escrevo.

Aquelas tardes quentes de Foz do Iguaçu; eu indo pro colégio Almiro Sartori; as conversas com meus amigos Douglas, Daniel e Marciano (aqui da Terra mesmo). Lembro dos professores também. Do professor Hélio que nos levava na horta nas aulas de ciência. Da professora Maria Inês de português. Do professor Emérson (que também era inspetor) de literatura (se eu escrevo num blog atualmente, ele tem parte da culpa por isso, pois em uma aula, ele disse para meninas como escrever um diário - "querido diário" - e para os meninos, um caderno de memórias - "e aí, cadernão"). E da professora Francis, de matemática.

Foi ela que me apresentou a maioria daquelas fórmulas matemáticas: equações de segundo grau, sistemas, etc. Eu já não lembro muito delas, pois segui por uma área diferente, mas como eu gostava dessas coisas. Embora as contas tenham ficado complicadas depois que alguém inventou de colocar letras no meio dos números, eu me amarrava nesse negócio de encontrar o valor de "x".

Mas memórias a parte, lembrei de uma coisa que motivou a escrita deste post e que é a imagem que ilustra o mesmo. A professora Francis tinha uma assinatura: era apenas o F com a data. Ela colocava no nosso caderno quando apresentávamos as tarefas feitas. Com essa assinatura, ela nos ensinou a fazer um pássaro. Talvez um papagaio, ou sei lá que pássaro era, só sei que lembro até hoje como se faz.

Como você viu na imagem acima, é só fazer aquele F e depois desenhar os detalhes.

É isso. Tente fazer aí no seu Paint, ou no caderno mesmo, tire uma foto e envie aí nos comentários abaixo (agora dá pra anexar uma foto nele). Até a próxima!