9 dicas básicas para o seu blog | Blog do Joanir -->

9 dicas básicas para o seu blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
O que vou dizer aqui não é nada científico e talvez não seja tão eficaz, mas creio que servirá para algumas pessoas que escrevem coisas legais em seus blogs, mas não têm bastantes visitas.

Meu blog não é tão visitado, mas o outro que eu tinha chegava a ter 150 visualizações diárias. Então vou mostrar alguns passos simples que podem dar resultados. Mas esses resultados podem demorar a aparecer. A lista em seguida não está em ordem do que se deve fazer primeiro e nem se precisa seguir todas, apenas as que lhes parecerem interessantes.

1ª dica

Primeiramente, use seu perfil do Google+ no blog. Sei que essa rede social possa não parecer legal para algumas pessoas, mas é da Google, isso que importa. Ao associar seu blog com esse perfil, você terá mais visibilidade na busca por assuntos no buscador.

2ª dica

A segunda dica pode parecer malandragem, mas não é. Use imagens nos seus posts. Elas podem fazer parte do seu texto, por isso devem condizer com eles. Se escreverem, por exemplo, sobre o Google+, use uma imagem relacionada à rede, como a própria logo dela. Mas lembre-se, é aconselhável você baixar a foto em seu computador e depois subi-la em seu blog, assim ela ficará hospedada na sua conta. Coloque também um título e texto alternativo para ela. Para fazer isso, clique nela e aparecerá um pequeno menu; selecione "propriedades" e preencha os dados. E mais, coloque abaixo dela o site de onde você a tirou, mesmo que a imagem se encontre em milhões de páginas na internet.
9 dicas básicas para o seu blog
Imagem: http://superdownloadrg3.blogspot.com

3ª dica

A próxima dica é um pouco óbvia, mas é sempre bom lembrar. Mantenha seu blog organizado, desde a formatação das letras, até à escrita. Há blogs que são direcionados a um tema, há outros que são sobre diversas coisas. Siga a sua meta, escreva regularmente. Por exemplo, você pode escrever um post por dia, ou por semana, ou dois por semana. Adote um período regular. Não deixe as fontes muito pequenas, nem colorida demasiadamente. Tente dialogar com o leitor, mesmo que esse "leitor" muitas vezes não diga nada.

4ª dica

Deixe um botão para os seus leitores compartilharem seu texto no Facebook, Twitter, Google+, ou até mesmo no Orkut, que, ao contrário do que alguns dizem, ainda continua vivo. Você pode encontrar esses botões no Addthis, uma ferramenta simples de usar e que, com certeza, lhe ajudará muito.

5ª e 6ª dica

Se julgar necessário, crie uma página no Facebook. Muitos leitores não têm conta no blogger, ou não visitam com frequência a página de feed. Já no Facebook, tem pessoas que, antes de acordar, já estão nesta rede. Com um página dessa, você pode compartilhar uma postagem automaticamente nela, com o NetworkedBlogs. Embora esse serviço esteja em inglês, dá pra entender como funciona, basta ir tentando.

Atualização (28 de abril de 2015): O NetworkedBlogs não está mais indexando novos blogs. Pra não deixá-los desanimados, confira aqui nosso tutorial de como pôr a box de comentários do Facebook atualizada e responsiva junto com a do seu blog.

Falando nisso, este blog tem um página, é essa aqui facebook.com/masqueseyo, que você pode seguir se quiser saber quando uma postagem é publicada. Essa também é uma dica, faça propaganda da sua página no final de suas postagens, mas, atenção, não faça spam, publicando em qualquer lugar frases como: "segue que eu sigo também" ou derivados, isso é deselegante e Sandra Annenberg pode não gostar.
9 dicas básicas para o seu blog - Não faça spam
Imagem: http://whattalking.com

7ª dica

Tente escrever na norma culta padrão. É claro que erros propositais são aceitáveis e erros de digitação são perdoáveis, mas jente, vosos nabegadores de enternet tém um coretor de hortografia. Então, vamos usá-los, isso deixa o texto mais bonito e mais fácil de ler. E cuidado com o "agente", pois, além de ele ser secreto, às vezes, ele fica no lugar de "a gente".

8ª dica

Outra dica interessante é você ler blogs que tenham assuntos parecidos ao do seu blog. Isso é bom para ambos, pois vocês podem fazer parcerias, além de poder fazer amizades. Quem é que não tem um amigo blogueiro que nunca viu pessoalmente?!

9ª dica

Bom, a última, mas não menos importante, dica que darei é: use comunidades de blogs  para divulgar os seus escritos. Eu recomendo e aprovo o diHITT, que é uma central de notícias compartilhadas pelo usuário do serviço. Com ele, você pode compartilhar seus posts e interagir com os outros usuários. Aproveite que você está aqui e visite a comunidade deste blog lá, acesse masqueseyo.dihitt.com.

9 dicas básicas para o seu blog - Associe-se ao DiHIIT - A rede social dos blogueiros
Imagem: http://utilizandoblogger.blogspot.com.br

Achou as dicas interessantes? Tem mais dicas para compartilhar? Diga aí nos comentários, e não se esqueça de nos seguir no Facebook. Até a próxima!