Otimizar imagens para os seus posts - Aplicativos onlines | Blog do Joanir -->

Otimizar imagens para os seus posts - Aplicativos onlines

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Conheça dois serviços onlines para otimizar as imagens, deixando-as mais leves para serem inseridas em seus posts no blog ou site.

Otimizar imagens

Como foi possível ver na imagem acima, iremos utilizar duas ferramentas online. A primeira, para editar a sua imagem e a segunda, para comprimir a imagem e torná-la mais leve, sem comprometer a sua qualidade.

Pixlr Express

Acesse:


A interface é bem simples e intuitiva. Você pode captura a imagem de três formas, mas vamos nos ater apenas à forma Browse, que lhe permite fazer o upload de uma imagem que você tenha no seu computador, e Open URL, que lhe permite capturar a imagem a partir de um link.

Interface do Pixlr Express

Após o upload da imagem, a mesma estará visível no centro da tela. No inferior, você verá as ferramentas de edições, desde o ajuste de algumas características, filtros de cores, bordas, até a inserção de textos na imagem.

Ferramentas

Clicando em qualquer uma dessas ferramentas, se abrirá suas opções. Neste exemplo acima, clicamos em Adjustment e suas opções apareceram, como mostra a imagem abaixo:

Com a ferramenta Adjustment, é possível Cortar, Rotacionar, Focar, dentre outros

Só com a ferramenta Adjustment, já é possível fazer muitas coisas, desde cortar até ajustar o contraste de uma imagem. Faça os seus testes para conhecer essas variedades.

Nós selecionamos Crop (Cortar). Veja como editar a imagem nessa opção:

Ferramenta Crop (Cortar)

Para cortar parte da imagem, você pode selecionar um dos pontos azuis (1) e arrastá-lo para o tamanho desejado. Se quiser manter a taxa de proporção (2), escolha a desejada. Após isso, clique em Apply (4), para aplicar as alterações.

Vamos a outro exemplo de como pôr texto na imagem! Selecione Type (1) e nas opções que surgirem, clique em Grunge (2):

Adicionando texto na imagem

Para escrever um novo texto, clique na caixa vazia (1). O que você escrever nela, aparecerá na imagem. Você pode arrastá-lo clicando nele e redimensioná-lo, clicando em uma das bolinhas brancas. Você pode alterar a fonte (2) e a cor dela (3). Após as edições, clique em Apply para salvar seu progresso até o momento.

Adicionando texto à imagem

Note que no canto superior direito da página, você tem algumas opções, como desfazer a última alteração (Undo), deixá-la em tela cheia (Fullscreen), dentre outros.

Clique em Salvar para salvar uma cópia de sua imagem no computador

Quando você acabar todas as edições, clique no botão Save, localizado no canto superior esquerdo da tela. Após isso, adicione um nome, escolha a melhor qualidade e clique em Save para abrir a janela do Windows e você poder escolher o local no seu computador onde salvar.

Clique em Save, depois selecione uma pasta no seu computador para salvar a imagem

Pronto, sua imagem está bonitinha e editada. Agora vamos utilizar outro aplicativo online para deixá-la mais leve, assim, ela carregará mais rapidamente na sua página.

TinyJPG

Acesse:


Clique ou arraste sua imagem para Drop yout .png or .jpg files here! Escolha sua imagem ou imagens (pode ser até 20 arquivos, tanto em PNG como em JPG):

"Jogue" sua imagem ali e espera a mágica acontecer

Agora espere a mágica acontecer. Sua imagem ficará leve como uma pena. Então faça o download dela.

Faça o download e seja feliz

  Quer ajudar o nosso blog?

Este tutorial foi útil pra você? Te ajudou a melhorar o seu blog? Então nos ajude também, dê like, comente e compartilhe este post. Ah, e deixe também sua doação em dinheiro:

Inserir ALT e TITLE nas imagens

Essa é uma coisa muito negligenciada pelos blogueiros, principalmente pelos novos. Tão importante quanto ter um bom texto no post é ter uma boa imagem. Mas, imagem é imagem, teoricamente não dá pra lê-la.

Os mecanismos de buscas até encontram elas, mas podemos facilitar esse processo. Ao inserir uma imagem no post e selecioná-la, aparece uma barra com algumas opções de tamanho, posicionamento e propriedades. Então:
  1. Se possível, deixe-a no tamanho original;
  2. Adicione legendas e
  3. Clique em propriedades para definir um title (texto de título) e um alt (texto alternativo).
Nessas duas opções de propriedades, você pode colocar o título da imagem que pode ser o mesmo do post e um texto descritivo da imagem

É isso. Se tiver mais alguma dica, deixe nos comentários abaixo.