Dez dias de silêncio total | Blog do Joanir -->

Dez dias de silêncio total

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Não, isto não é nome de filme, mas sim a situação atual deste blog. Está difícil encontrar um assunto que não me gaste muito tempo e que seja bom pra postar aqui. Mas não pense que estou parado sem fazer nada. Na verdade, estou parado sim (exatamente, sentado), mas fazendo muita coisa. Tem muita coisa boa pra fazer pra pouca vida.
Uma rua vista ao anoitecer. Há alguns posts de luzes. O letreiro diz: cadê os posts, brincando literalmente com os postes aos fundos.
Imagem: http://www.imagui.com / Edição nossa
Não virei poeta nem filósofo, mas às vezes minhas constatações me fazem delirar nas frases. Mas isso é assunto pro futuro. E falando em futuro (e em como eu estou fazendo alguma coisa nesse período de silêncio), topicarei  (ou num português mais correto, porei em tópicos) as ações deste mês que este ser que vos escreve fez e está fazendo. Será uma espécie de prestação de contas. Além do que fiz, discriminarei o que farei. Então vamos lá!

(Tá, sei que ninguém tá perguntando! Mas pelo menos assim, escrevo algo aqui também. Aliás, como escritor deste blog, acho que tenho certa liberdade, não é?)

Primeiro: (mas não mais, nem menos, importante) quebrei a cabeça para transformar este blog adaptável a todos os dispositivos móveis. Literalmente, não quebrei-a, mas que ela doeu, isso sim, ela doeu. A plataforma Blogger complica algumas coisas lá no seu código HTML. É uma sofrência que só fazer aquela barra lateral desaparecer e o conteúdo principal centralizar. Sim, só por esses dois motivos, a minha primeira tentativa de deixar isso aqui responsivo, em meados de 2014, foi por água abaixo. Porém, no início desse ano, quando vi que alguém acessou o blog de uma resolução 360x480px, fiquei preocupado. Este espaço não estava preparado pra isso. Não que este usuário móvel não fosse bem-vindo, mas não estávamos adequados. Li no Tableless sobre layout e tals, do crescimento de acesso por dispositivos de resolução pequena e decidi que eu deveria ingressar nesse mundo. E assim fiz. Descobri como desaparecer aquela coluna, centralizar a outra, adequar o cabeçalho, (re)criar menus e tudo mais que era necessário. Só isso (que não tem nada de "só") levou dias para ser concluído (e olha que ainda não está concluído).  

Segundo: com a conversão do layout do blog para o layout responsivo, surgiu um problema. Filosofando um pouco, os problemas movem o mundo. É a partir de um problema que tomamos atitudes a fim de solucioná-lo. Assim, acabamos evoluindo como resultado disso. Eu tinha um sistema de comentários do Facebook aqui. Só que ele não se adaptava ao dispositivos menores. Procurei em todos os cantos da internet, mas não achei nenhuma solução plausível. Tinha uma dica lá que ao invés de adaptar a box de comentários, escondia as partes extras, mas isso não  me pareceu bom, pois acabaria ocultando partes importantes. Então, não tendo pra onde correr, e lembrando que eu tinha um sistema de comentários em teste, resolvi aplicá-lo ao blog. O Disqus, um ótimo sistema de comentários que além de poder comentar (obviamente né), você pode responder, avaliar os comentários, pôr imagens neles e ser notificado via e-mail quando alguém te responder. Supimpa isso né? E o melhor de tudo para nós blogueiros é que não precisa mexer no HTML do blog. Prometo que em breve postarei um passo a passo de como instalá-lo em seu blog  e configurar tudo certinho.

Terceiro e último: tenho sentimentos. Bom, isso não é novidade, todos temos sentimentos!! Repararam que eu mesmo escrevo, eu mesmo me respondo e eu mesmo passo vergonha com minhas afirmações. Pois é. Então, assisti nessa semana a um filme que me deixou muito emocionado. O filme se chama "My Girl", em português, ficou "Meu primeiro amor". O filme é de 1991 (um ano muito importante, porque eu nasci). Simplesmente, fantástico. Até comprei o DVD hoje, que provavelmente chegará aqui em casa daqui a 9 dias. Bastante tempo. Depois que chegar aqui e eu assistir de novo, tanto o filme como os extras, farei um post especial falando de tudo o que gostei deste filme.

Bom, é isso. Espero que vocês entendam a minha ausência momentânea. Esse silêncio não durará muito tempo. Daqui a um mês, estarei começando meu mestrado e com certeza, terei muita coisa pra contar pra vocês. Até o próximo post!