Para todos os dispositivos | Blog do Joanir -->

Para todos os dispositivos

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015
Acho que neste post posso usar o lema da Rede Globo de final de ano: o futuro já começou! E nesse clima de festa comunico aos senhores que este blog agora está adaptado para todos os dispositivos móveis e tamanhos de tela. Viva!!!
Uma mão segurando um Ipad Mini. Na tela do dispositivo, aparece a página do Mas qué sé yo. Ao lado direito, há o logotipo do blog e como fundo da imagem, há uma paisagem com um rio e montanhas ao fundo. A paisagem está desfocada.
Layout responsivo
Já fazia um tempão que eu estava querendo transformar o layout deste blog em responsivo. Ou seja, um layout que se adaptasse a cada tamanho de tela. A plataforma blogger já disponibiliza uma versão mobile para o blog, mas é quase impossível customizá-la.

Passei três dias mexendo nos códigos do blog. Tirei muitos códigos que não funcionavam mais e só estavam atrasando o carregamento da página e adicionei, para que a página se comporte de maneira diferente em cada tamanho de tela.

Além dessa mudança, há um tempo já venho fazendo uma coisa para tornar o blog mais acessível. Em todas as imagens que posto aqui, atribuo um "alt" à ela. Ademais do alt exibir um texto alternativo quando a imagem não for carregada, ele faz com que leitores eletrônicos façam uma descrição da imagem para pessoas que tenham algum tipo de deficiência visual.

Bom, mas agora, o Mas qué sé yo está acessível a todos os dispositivos. Você pode tentar provar isso acessando de seu celular ou redimensionando a janela do seu navegador.