Comprou da China? Então não tenha pressa | Blog do Joanir -->

Comprou da China? Então não tenha pressa

terça-feira, 21 de junho de 2016
Comprar coisas da internet é sempre uma aventura. E a aventura fica mais divertida ainda quando o produto comprado vem do outro lado do mundo, mais especificamente, da China. O produto vem de navio, mas parece que vem de jegue pelos mares desse nosso mundão. Então, por esse motivo, nada de pressa. Relaxe e torça para que o produto chegue algum dia, algum ano, algum século.

Comprou da China? Então não tenha pressa
Uma compra muito doida com altas aventuras

Não é a primeira vez que compro algo pela internet. Na verdade, já nem sei quantos vezes comprei algo desse jeito. A minha última aquisição foi um celular, mas comprei aqui do Brasil mesmo e tenho usado muito ele pra escrever aqui. Em outras datas, comprei fone de ouvido, cubo para baixo, teclado musical, mais fone de ouvido, câmera e etc. Até aí tudo bem.

O problema e o medo vem quando resolvo comprar coisas que não tem aqui no Brasil, ou se tem, tá com o preço do meu rim direito. Nesses casos, recorro à querida China. E de lá, foi que fiz minha primeira compra online, em 2011. Um celular da Foster (que acho que nem existe mais). Este celular é daquela série de MP6, MP7, MP20, MP(n). São ruizinhos, mas são bons. Comprei ele e demorou um tempão pra chegar aqui. Tempão mesmo, uns 4 meses no total. E quando chegou, veio com a tela quebrada. Falando com os importadores, consegui outro, e este veio em apenas 1 mês de lá.

Anos se passaram, algumas outras compras internacionais foram feitas, até chegarmos a este ano. Fevereiro de 2016. Aliexpress. Compro um microfone de Lapela da marca Dagee. Razoavelmente bom, segundo a internet. Aqui no Brasil custando 70 reais mais frete, lá na China encontrei por 2 dólares e meio. Deu quase 10 reais. Comprei feliz.

- Fiz um bom negócio! - Pensei, enquanto vinha a minha mente vozes dizendo" A cada um minuto, quatro coisas vendem".

Mas 4 meses se passaram e junho chegou. O frio também chegou. Só o que não chegou foi o meu microfone. Trágico. Triste. Estou com frio, cacilda. Entro no site, quero saber o que quita conte seno. Entro em disputa. O caso é sério. O caso é em inglês.

- The book is on the table. - Eu só sei falar isso. Mas a disputa tem que ser toda em inglês.
- My product not chegou here. Please, devolver my money because sim. - Eu fiz um verdadeiro embromeichon.

Alguns dias de disputa. Eu de um lado. O vendedor de outro, negando tudo. "I need a advogado" - eu realmente pensei. "Cacilda, me ajuda, eu quero meus 10 real  de volta". A Aliexpress intermediando tudo.

Depois de uma semana de estudos forçados de inglês no tradutor do Google, de conversas sem sentido com o vendedor no site, o caso foi encerrado. Pensei, agora fico sem o produto e sem o dinheiro. Mas eis que no dia seguinte, surge na minha conta os 2 dólares e quebrados. E, pra minha outra surpresa nem um pouco esperada, de manhã, os correios buzina, deixa algo na caixa. Vou lá desacreditado da vida: meu microfone estava lá.

Como que pode né? Quatro meses de espera; resolvo disputar; venço a disputa; meu microfone chega. Sequência bizarra. Ainda não vi como poderei transferir o dinheiro novamente para o vendedor, mas depois farei isso.

Então, o que podemos concluir, amiguinhos, é que: se comprar da China, não tenha pressa. Um dia o produto vem, mas pode demorar meses. Tenha fé. Tenha esperança. Estude inglês!

Gostou do post? Meio engraçado isso não é? Já comprou pela internet? Já comprou direto da China? Conte-nos como foi essa aventura. Até mais ver!