Os atalhos | Blog do Joanir -->

Os atalhos

quarta-feira, 30 de abril de 2014
Hoje, o que impera é a lei do menor esforço. Para tudo na vida, sempre há um atalho. Chegar mais rápido em tal lugar ou fazer algo em menos tempo é questão de agilidade, esperteza e qualquer coisa mais.
Isso vem de longa data. Você e eu, pelo menos uma vez, ou um ano, descobrimos um caminho mais curto para ir à escola, como por exemplo, um terreno baldio, uma "trilha", ou quando em vez de passarmos pela passarela, atravessávamos a estrada.
Já adultos, quando vamos para a universidade ou para o trabalho, recorremos a mais atalhos. Na internet, usamos atalhos o tempo todo, até eu, que para escrever "internet" em itálico, usei o Ctrl+I.
Mas por que estou falando de atalhos? É errado usá-los? Não, não é. Os atalhos são importantes, por isso existem. Mas atalhos são atalhos. Não podemos vê-los como o caminho definitivo a ser seguido. Nem sempre a agilidade citada acima é sinal de trabalho bem feito. Às vezes a esperteza de economizar tempo preferindo cruzar a estrada à perder tempo passando pela passarela pode custar um vida. Dependendo do programa, Ctrl+I pode não fazer nada. E falando da lei do menos esforço, vamos ignorá-la, Control +I.
O problema de usar tantos atalhos é que um dia precisaremos passar pelo verdadeiro caminho e não saberemos mais por onde encontrá-lo.
Imagem: http://www.fabricadoprojeto.com.br