Use as tags com moderação | Blog do Joanir -->

Use as tags com moderação

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Todo tipo de moderação é bem-vindo. Isso inclui as tags, ou como são conhecidas aqui no blogger, os marcadores. Essa ferramenta serve para auxiliar o leitor, mas, se usada de forma errada, não terá nenhuma serventia.
Imagem: http://ideiasinteressantes.wordpress.com

Jeito errado

É comum você entrar em blogs por aí e ver um monte de marcadores em uma mesma postagem. Por exemplo, você navega num blog de moda (que existem aos montes na blogosfera) e numa mesma postagem, vê uns dez marcadores, dentre os quais: make, lábios, vermelhos, PT, Dilma, etc.

Parece que existe uma lenda que diz que quanto mais marcadores, quanto mais tags tiver um post, mas fácil o Google verá o texto e o exibirá no topo das buscas. Essa forma de pensar está errada. Existem vários fatores levados em conta pelo Google para rankear seu texto, como a boa escrita, conteúdo novo, número de participação dos leitores, e por aí vai. Taguear (existe esse verbo mesmo - ação de pôr tag em algo; marcar) o texto com vinte palavras só tornará essas marcações em algo inútil.

Jeito certo

Quando comecei a escrever um blog eu não usava tags. Eu achava muito difícil categorizar meus textos, já que não tinha um nicho específico. Vai que pra cada texto e tivesse que criar uma tag nova... Não teria sentido. Seguindo esse pensamento, as tags servem exatamente para isso: categorizar um texto. Como exemplo, usarei este próprio post. Esse texto que vos escrevo agora está tagueado como "Dicas" e só. Não preciso marcar mais com: tag, jeito certo, geito errado, etc.

Assim, o meu leitor sabe que está num texto de dicas e se ele clicar nesta tag, ele irá ver outros textos de dicas também. Dentre as outras tags, temos "Contos", "Eventos", etc.

Então quer dizer que devo usar apenas uma tag nos meus textos? Não, você pode usar quantas quiser. Mas, lembre-se: elas devem servir para orientar o leitor e não, confundi-lo.

À guisa de conclusão

Gostou desse subtítulo? À guisa de conclusão! Sei não o que significa "guisa", mas vi num artigo acadêmico de um doutor em Letras e quis abrilhantar nosso blog com refinada expressão. Brincadeiras à parte, use tags em seu blog, pois elas são importantes. Orientam o leitor e deixa seu blog mais organizado. Mas use-as com moderação. Se seu objetivo é ser mais visível no Google, digo que isso é uma tarefa difícil. Primeiramente, escreva o que gosta. Tome cuidado com a gramática, aquela danada. Depois, não desista nunca, seja brasileiro, siga o lema! Leitores virão, leitores irão, mantenha-se firme e escreva quando puder, e quando quiser, e como quiser, mas nunca esqueça da boa e velha organização: use tags e com moderação.