A difícil tarefa de excluir arquivos não importantes | Blog do Joanir -->

A difícil tarefa de excluir arquivos não importantes

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015
Agora a pouco, estava excluindo alguns arquivos do meu computador com uma dorzinha no coração. Excluir coisas não é uma coisa tão fácil de se fazer.

Imagem: http://www.reddit.com
Não que eu queira filosofar aqui, mas já filosofando: às vezes, na vida, temos que fazer coisa parecida: nos desapegar de alguém ou de algo que, de certa forma, só nos faz mal, ou mais mal do que bem. Embora não seja fácil, faz-se necessário. Não há nada que o tempo não resolva.

Voltando ao computador, o primeiro passo é decidir o que presta ou não. Dentre os tantos arquivos, eu não usava a maioria, mas mesmo assim, achava todos importantes. Foi aí que percebi onde estava o problema: poucos, apenas, são importantes! O resto... é resto, e só ocupava lugar. Então exclui. Um por um. Por grupos. Por pastas. E assim, a barra vermelha do Windows ficou verde.

Mas, lamentavelmente, deixei mais de resto do que queria. Vai que um dia eu precise daquele arquivo de 20 giga que não preciso agora?! O mundo dá voltas! E que voltas doidas esse mundo está dando, né?

Hoje mesmo, precisei de um arquivo que exclui semana passada. Ele estava há anos me atrapalhando. Mas foi eu dar o clique do adeus e ele se tornou importante, necessário, indispensável. Resultado: baixei-o de novo. Está ocupando novamente o seu lugar de sempre, feliz da vida!

Dos arquivos importantes mesmo, posso contar nos dedos: uns quarenta (junto os meus dedos com os de outra pessoa voluntária nessa causa matemática confusa). Fotos e vídeos, alguns salvos em três lugares diferentes. Vai que o Wndows fique azul do nada e acabe fritando o HD.

Há também alguns montes de programas. Sei lá, eu acho que um dia eu precisarei usar o Msn portable que está aqui guardado. Nota: esse troço nem sequer funciona no Windows 8, mas tá guardado pro futuro. Porque na lógica matemática da coisa toda, se estamos na versão 8 do Windows (versão 10 em teste), quer dizer que num futuro não muito próximo retornaremos à versão 98. Será um momento nostálgico! E o Msn estará no auge novamente.

Enquanto esse tempo não chegar, continuo com meus arquivos não importantes guardados!