junho 2015 | Blog do Joanir -->

Bug nos comentários do Facebook no blogger

segunda-feira, 22 de junho de 2015
No tutorial de Como pôr comentários do Facebook juntos com os do Blogger, algumas pessoas relataram alguns problemas. Então, resolvi fazer essa postagem esclarecendo algumas causas e trazendo soluções possíveis.

Bugs nos comentários do Facebook no blogger
Como resolver alguns bugs da box de comentários do Facebook

1º caso

Ao terminar todo tutorial, aparece a aba para visualizar tanto os comentários do Facebook, como os do Blogger, porém não aparece a box  de comentários do Face, como exemplificado na imagem abaixo.

Bugs nos comentários do Facebook no blogger
Aparece a aba, mas não é possível ver a box de comentários do Facebook

Motivo e solução

Nesse caso, alguma coisa no seu template está bloqueando os plugins do Facebook ou fazendo-os com que funcionem apenas em algumas páginas. Até o momento não consegui localizar o que bloqueia (até porque, pelo número de templates diferentes que existem para o Blogger, seria difícil encontrar). Entretanto, adicionando o código abaixo, é possível fazer com que a box e outros plugins do Facebook apareçam.

No Painel de controle do blogger, vá em Layout e clique em Adicionar um Gadget em qualquer área do blog. Na janelinha que abrir, selecione HTML/JavaScript. Agora, cole o seguinte código:

<script>
  window.fbAsyncInit = function() {
    FB.init({
      appId      : 'SEU_APP_ID',
      xfbml      : true,
      version    : 'v2.8'
    });
  };
  (function(d, s, id){
     var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
     if (d.getElementById(id)) {return;}
     js = d.createElement(s); js.id = id;
     js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
     fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
   }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
</script>

Pronto! Se o problema era com o bloqueio de script, seu problema foi solucionado!

2º caso

Algumas pessoas me relataram que a box aparecia apenas em postagens que já tinham os comentários do Blogger.


Motivo e solução

Esse bug aconteceu principalmente com pessoas que têm o template do Blogger modificado por terceiros. Como os templates originais são bem parecidos, é normal que o blogueiro procure outros mais diferentes. Porém, como eles são modificados, algumas coisas são acrescentadas e outras, excluídas. Dessa forma, talvez não seja possível integrar a aba de comentários do mesmo jeito que está no tutorial.

Já mostrei como resolver esse problema no tutorial principal após uma atualização, mas não custa repeti-la.

Nele, no passo 2.6, digo que é pra vocês procurarem por <div class='comments' id='comments'> e colar um código após essa linha. Você deve encontrar dois resultados e colar nos dois.

Porém, em alguns templates modificados, você encontra apenas um resultado. Então, cole nele e procure também por <div class='comments' ou <div id='comments'  e cole o código na linha de baixo.

3º caso (o mais grave que já encontrei)

Peguei um layout agora que, poxa vida, que troço difícil de arrumar. Ele é até bonito, mas bloqueou totalmente os códigos do Facebook. Passei mais de uma hora tentando encontrar a pedra de tropeço (risos), mas não consegui.

A dica aqui é: se você quer muito ter a box de comentários do Facebook, troque de template.

Mas você gostou tanto desse, né? Então tenho uma outra "solução". Siga os passos:

3.1. Crie um gadget (Painel de controle do Blogger > Layout > Adicionar Gadget > HTML/JavaScript) e cole o seguinte código:

<div id="fb-root"></div>
<script>(function(d, s, id) {
  var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
  if (d.getElementById(id)) return;
  js = d.createElement(s); js.id = id;
  js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js#xfbml=1&version=v2.8&appId=ID-DO-SEU-APP";
  fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
}(document, 'script', 'facebook-jssdk'));</script>

3.2. No Painel de controle do Blogger, vá em Configurações > Postagens e comentários. Na opção Modelo de postagens, clique em Adicionar e cole o seguinte código:

<br/><br/><b:if cond='data:blog.pageType == &quot;item&quot;'>
<div class='fb-comments'>
<h4>Comente com o Facebook:</h4>
<fb:comments data-colorscheme='light' expr:href='data:post.url' num_posts='5' width='100%'/>
</div>
</b:if>

3.3. Agora, sempre que você for escrever uma postagem, o código da box irá aparecer no editor, como na imagem abaixo:

Bugs nos comentários do Facebook no blogger
Escreva no local indicado e não apague o que está em negrito

Escreva sua postagem normalmente acima das palavras em negrito. Não apague elas, senão a box não aparecerá.

3.4. Se desejar, oculte os comentários do Blogger.

Obs.: Essa dica não adicionará a box em postagens já feitas. Caso deseje que elas apareçam nessas, você terá que editar uma por uma. Para isso, entre no editor de postagens e no modo HTML, adicione o código do passo 3.2.

Conclusão

É isso. Esses são alguns bugs com soluções. Há mais algum problema que você queira relatar. É só comentar. Há, nossos tutoriais estão sempre recebendo atualização. Fique ligado! Curta nossa página no Facebook clicando no botão abaixo. Até a próxima!

Tá difícil?

Podemos fazer isso pra você.
Contrate-nos

É dia dos namorados

sexta-feira, 12 de junho de 2015
Feliz dia dos namorados... pra quem tem. Vou comprar um mouse novo pra minha computadora (computador, em espanhol (é que sou hétero)) pra comemorar esse dia. Viva!!

Dois passarinhos se beijando. Não sei que espécie eles são, mas são bem coloridos.
Imagem: http://hypescience.com

Acho que só no Brasil, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho. No resto do mundo, se comemora no dia 14 de fevereiro (dia de San Valentín). É uma dia estranho, principalmente pra nós, solteiros alones. Onde quer que se vá (e até se não ir), há algo mencionando os namorados.

Se você quer comprar um ferro de passar roupa, logo aparece um anúncio com dizeres: "deixa as roupas passadinhas pro seu amor". Vai na padaria e vê os letreiros gigantes vermelhos com corações dizendo: "seja o sonho de sua namorada, compre com MasterCard" (sei lá o que isso tem a ver com a coisa toda). Se entra no Facebook, já aparece um monte de fotos dos casais formados 3 dias atrás. Também aparece os que se alugam por hoje: "ofereço abraço, beijos e mãos dadas, tratar comigo". Criatura, não te querem nem de graça, caia na real.

Mas também aparecem os solteiros felizes. Os contra-atacantes. Vira uma guerra. Pra cada casal compartilhando o amor, aparecem dez solteiros contando as vantagens de estar só.

Há vantagens e desvantagens em ambos os casos. O bom de estar solteiro (e ruim, ao mesmo tempo) é que não preciso pensar por dois. Acho que é uma grande responsabilidade ter que pensar o tempo todo como minha possível parceira estaria, cuidar dela, essas coisas. Como já estou meio velhinho, não dá mais para ter aqueles namoros de colégio; as coisas agora são mais sérias; e como eu não estou preparado pra isso ainda, e não gosto de usar pessoas, prefiro estar só (pelo menos, por enquanto). (O engraçado é que estou escrevendo esse texto no dia 21 de maio; vai que nesse meio tempo, eu tenha arrumado uma namorada, pode um milagre, enfim, acontecer (risos sem graça).

E por que estou escrevendo este post tão antecipadamente? É porque estava de boa navegando na internet quando vi um "pedido de namoro criativo". O vídeo é esse:


Sobre ele realmente ser criativo, digo maisoumenosmaisoumenos. Mas é legalzinho. Gostei até. Enquanto assistia, imaginei: "A câmera eu tenho; também sei editar, só falta-me, me falta, faltar-me-a, uma namorada".

Acho que o Youtube, percebendo minhas indagações mentais, resolveu me apresentar outro vídeo, pra ver se me animava.


Isso me fez refletir mais um pouco. É perigoso conhecer o pai da possível parceira. Ter uma conversa (o que não é meu forte) com alguém que é mais forte do que eu. Melhor deixar pra lá, né?!

E tem mais. Sou tímido. Já escrevi sobre os tímidos aqui. Algumas situações me matariam de vergonha, como no caso abaixo.


Teria vergonha de fazer o que esse carinha fez, ainda mais com esses "amigos" aí por perto. Das vezes que me declarei (que não foram muitas), pra eu tomar coragem, foi preciso muito cálculo, algumas observações. Anotações dos lugares onde a moça frequentava. Horário que tinha menos gente. Discurso decorado e ensaiado em pensamentos. Daí chegava na hora, estava no fluxo, avistava a novinha no grau (não acredito que escrevi isso) e partia pro ataque. Começava falando que precisava falar. Bom começo! Esquecia o diálogo. "Força!" - eu pensava - "O máximo que posso ter é um 'não'". Pensar assim não ajudava em nada. E depois de me enrolar bastante, soltava uma fórmula de matemática: "de 1 à 10, gosto de você lá pelos 15". Às vezes, eu tinha que explicar o que isso significava, pois é uma equação muito complicada.

Mas, enfim, feliz dia dos namorados. Valorizem-se! Amem-se!! Não namore pra ser feliz, mas seja feliz namorando. É possível ser feliz sozinho (e é recomendável que se encontre a felicidade antes de entrar num relacionamento), mas é muito melhor compartilhar a felicidade ao lado da pessoa amada. Até a próxima!!

A morte de um computador

quarta-feira, 10 de junho de 2015
Trabalhar como técnico de informática é bom, me proporciona tempo de prazer em arrumar um computador necessitado. Aparece cada um com tipos variados de problemas. Alguns vem com problema de memória, outros, com idade já avançada e outros, bem sujinhos. Geralmente soluciono os problemas deles.Mas nessa semana, apareceu um que não queria trabalhar de jeito nenhum.

Sátira de uma equipe médica numa mesa de cirurgia onde o paciente é um computador.
Imagem: http://www.quemel.blog.br

Era só mexer com ele e ele já se fechava, não falava nada, simplesmente se apagava. Como não tinha outra alternativa, teria que fazer uma cirurgia exploratória.

Marquei o dia da cirurgia, mas não foi necessário fazê-la, pois descobri o problema do paciente antes de abri-lo: precisava de uma bateria nova. Os dias passaram, exatamente três e encontramos um doador compatível. Seria uma operação de risco baixo, pois a substituição do órgão era algo simples de ser feito. O computador continuava imóvel, não ligava, nem sequer abria os olhos.

Abri o paciente, encontrei a peça defeituosa, substitui pela nova e fechei-o. Depois liguei o paciente e pra minha surpresa ele ligou, mas em seguida desligou. A coisa estava ficando feia, o computador já não mandava mais nenhum sinal. Os sintomas estavam aumentando e a causa ainda era desconhecida. Levantei várias hipóteses, consultei o histórico médico para ver se ele já teve alguma doença parecida no passado.  Outra cirurgia foi necessária e por fim descobri que o problema estava na placa-mãe. Tentei fazer alguns reparos, mas meus esforços foram inúteis. Para este paciente o fim estava próximo, sua vida estava em fase terminal. E para piorar, após essa cirurgia, ficou muito fraco e acabou entrando em coma.

Avisei aos parentes que o estado do paciente era irreversível e que assim que o desligar dos aparelhos ele morreria. Falei também que mesmo neste momento de tristeza, eles poderiam fazer uma coisa útil: doar os órgãos para que outros computadores pudessem ser salvo. A família ficou de dar a resposta, enquanto isso, em algum lugar do mundo, outro PC pode estar precisando de ajuda.

Tag 50 fatos sobre admin

terça-feira, 9 de junho de 2015
Já que todo mundo já fez isso, lanço agora o meu, o seu, o nosso #50fatossobreadmin. Sei que não sou todo mundo (mamãe já me lembrou disso), mas vamos logo fazer esse troço, que valerá também como o "sobre" do nosso blog.

Há nesta imagens fárias ilustrações que correspondem aos fatos citados no decorrer da postagem.
Descubra quais são os fatos que estão nesta imagem

O Mundo de Nárnia

segunda-feira, 1 de junho de 2015
Nesta rápida postagem, você pode conferir algumas fotos do evento O Mundo de Nárnia, que ocorreu entre os dias 29 e 31 de maio deste ano aqui em Cascavel.

Foto dos Cosplays de As Crônicas de Nárnia
Cosplays de As Crônicas de Nárnia